TPLO

TPLO (Tibial Plato Leveling Osteotomy) Osteotomia de Nivelamento do Platô Tibial

A TPLO é uma técnica cirúrgica bastante utilizada para tratar a ruptura do ligamento cruzado cranial em cães, uma das lesões ortopédicas mais comuns, que afeta cães de todas as raças e tamanhos. (RLCCR). O ligamento cruzado cranial, localizado no joelho, tem a função de estabilizar a articulação femorotibial, evitando o deslizamento do fêmur sobre a tíbia. Quando ocorre a ruptura desse ligamento, o joelho torna-se instável, causando dor e claudicação (mancar).

Ao mudar o ângulo da tíbia, a TPLO modifica a biomecânica do joelho e elimina a necessidade do ligamento cruzado cranial para estabilizar a articulação. Isso impede que a tíbia deslize cranialmente em relação ao fêmur quando o cão coloca peso na perna.

O procedimento consiste em:

1. Corte da Tíbia: A cirurgiã realiza um corte curvo na tíbia e, em seguida, faz uma rotação no segmento cortado para mudar o ângulo do platô tibial, que é a parte superior da tíbia onde o fêmur se articula.
2. Fixação: Após a rotação, o osso é fixado com uma placa e parafusos, promovendo a estabilização da articulação.



Em platôs extremamente altos (maiores de 40 graus), a TPLO deve ser associada a outra técnica ou a um duplo corte, para evitar uma rotação excessiva do platô tibial.

Em casos de luxação de patela por desvio da crista da tíbia concomitante à ruptura de ligamento cruzado cranial, a TPLO-M é uma técnica eficaz para a correção conjunta das duas patologias.

Benefícios da TPLO:

- Recuperação Rápida: promove o apoio precoce do membro no pós-operatório e apresenta índices de recuperação excelentes em mais de 90% dos casos.
- Eficácia: A TPLO é considerada uma das técnicas mais eficazes pois oferece uma solução biomecânica sólida.
- Menor Risco de Complicações: A técnica reduz o risco de complicações a longo prazo, como a progressão da artrite.

Recuperação:

- Pós-operatório: O período de recuperação pode variar de 8 a 12 semanas, com necessidade de controle da atividade do cão, evitando corridas e saltos, até que ocorra a consolidação óssea.
- Fisioterapia: é uma forte aliada para uma melhor e mais rápida recuperação ortopédica.

A TPLO, embora seja uma cirurgia invasiva, oferece excelente prognóstico para cães com ruptura do ligamento cruzado cranial e é considerada uma das melhores opções para garantir que o animal recupere sua função normal e qualidade de vida.

CONTATO

(11) 97269-8589

[email protected]

RUA PIRAPORA, 167 - PARAÍSO
SÃO PAULO (SP) - CEP 04008-060

© CORA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS